terça-feira, agosto 20

SEVERA






A semana passada fomos surpreendidos com a noticia que na Madragoa ia ser descerrada uma lápide na casa onde nasceu Maria Severa, ficamos surpreendidos e no principio de Agosto dia 2 ou 3 tivemos o cuidado de ligar para a Freguesia de Santos o Velho informando que havia um erro, porque Maria Severa viveu sim na Madrgoa mas não nasceu lá.

O nosso telefonema não foi anónimo identificamo-nos deixamos o nosso contacto e informamos que tínhamos no arquivo da Associação:



Certidão de casamento dos pais, na Villa de Santarém 27-04-1815.



Certidão de nascimento de Maria Severa nas Barracas do Monte onde nasceu em

12-09-1820 e foi baptizada na Igreja dos Anjos,



Certidão de óbito de Maria Severa 30-11-1846 moradora na Rua do Capelão e foi a sepultar no cemitério do Alto de S. João



É de lamentar que numa altura em que tanta gente fala de fado, conta historias do fado,

Palestras e Sessões por todo o lado não tenha havido um especialista do Fado Património Imaterial da Humanidade que por um acaso não tenha informado a organização do evento da verdade dos factos.



É pena que tenham esquecido ou sabido que a nossa Associação lembrou e levou a cabo de Outubro de 1996 ate Novembro de 1997 muitos eventos lembrando os 150 anos da sua morte, começamos no Pátio Alfacinha, Severa ou a Mitologia do Fado, depois seguiram-se palestras, a exibição na Videoteca do filme de Leitão de Barros a Severa seguindo-se uma mesa redonda.

No Padrão dos Descobrimentos fizemos um espectáculo só com vozes femininas as Novas Severas.



Este ciclo terminou com um grande espectáculo com perto de 30 artistas no Teatro Taborda



Pensamos que temos o direito de repor a verdade.



Esquecíamos de informar que ate hoje ninguém nos contactou.



Sem comentários:

Enviar um comentário