quarta-feira, março 17

NOTICIAS

O nosso associado António Chaínho editou recentemente um álbum, "LisGoa", em que interpreta temas originais de sua autoria e temas indianos. Entre outras, neste CD o guitarrista conta com   as colaborações da fadista Isabel Noronha, das cantoras indianas Natasha Lewis e Sonia Sirshat, de Tiago Oliveira (viola), Paulo Sousa (sitar), Mohamed Assani (tablas) e Carlos Barreto Xavier (piano elétrico/sintetizador).
Chaínho afirmou à agência Lusa que todas estas "deambulações por outras músicas" não o fazem esquecer que nasceu no fado. "Eu nasci no fado e vou morrer agarrado ao fado. Tudo isto é a vontade de mostrar a guitarra portuguesa e o seu som", disse.
O músico referiu ainda as "similaridades" entre a guitarra portuguesa e a sitar indiana: "ambas usam cordas de aço e por vezes o som pode-se confundir, houve que ter muito cuidado".
"LisGoa", editado pela Movieplay Portuguesa, é constituído por 13 temas, entre indianos e originais compostos por Chaínho, como "De Mandovi ao Tejo", que encerra o CD.
O guitarrista e compositor António Chaínho afirma que o seu álbum "LisGoa", que hoje chega ao mercado, "é uma seleção de temas que fazem a ligação entre a Europa e o Oriente".
O músico recebeu recentemente a medalha de mérito distrital de Setúbal. Sobre António Chaínho, o Governador Civil diz tratar-se de "um dos mais notáveis intérpretes da música nacional" e salientou o legado que o artista deixa no distrito de Setúbal, com a "criação da Escola de Guitarra Portuguesa, em Santiago do Cacém, que permite que os mais novos aprendam a sua arte".
Responder

Sem comentários:

Enviar um comentário