segunda-feira, junho 7

António Chaínho na China

O guitarrista tocou dia 07 de Junho em Xangai, no âmbito da Exposição Universal que até 31 de Outubro decorre na mais populosa cidade chinesa.
De Xangai segue em digressão acompanhado por dois músicos chineses. Chaínho actuará em Wuhan, Pequim, Macau, e Shenzhen


Mário Moita no Brasil

O pianista e cantor Mário Moita tem vindo a realizar uma série de espectáculos de fado ao piano e música tradicional no Brasil.
O nosso associado, que foi convidado de Jô Soares, actuou também acompanhado pela Orquestra Sinfónica de Santa Catarina e participou em Maio na “Virada cultural” que anima as ruas da cidade de S. Paulo durante 24 horas consecutivas.
O músico tem já agendado actuações na Argentina.



Paulo Valentim faz a música para musical “Fado, história de um povo”

O guitarrista, compositor e poeta volta a colaborar com Filipe la Feria, desta feita, sendo um dos autores da música para o novo espectáculo a estrear no Casino Estoril. Do elenco, entre outros, fazem parte Alexandra, Anabela e Gonçalo Salgueiro.


Tiago Torres da Silva faz poemas para novo CD de Júlio Pereira

O poeta a celebrar 20 anos da edição do seu primeiro livro, escreveu em exclusivo as letras para o novo disco de Júlio Pereira que conta com a participação entre outros, de Maria João, Olga Cerpa, Sara Tavares, Dulce Pontes e Manuela Azevedo.

Argentina Santos condecorada pela CML

A fadista será alvo de uma homenagem no S. Luiz, dia 02 de Julho, sendo nessa altura agraciada com a Medalha da Cidade. Parabéns Argentina!
Antes na Festa do Fado, no Castelo de S. Jorge, dia 19 de Junho grande noite com a participação de João Ferreira Rosa, Maria da Fé, Beatriz da Conceição e Maria da Nazaré, em homenagem à proprietária da Parreirinha de Alfama.


Daniel Gouveia edita "Ao fado tudo se canta?"

O estudioso de fado Daniel Gouveia apresentou o livro "Ao fado tudo se canta?", que inclui três CD com 193 exemplos musicais. O autor afirmou à Lusa que o livro "é resultado de 40 anos de trabalho", tendo levado cinco anos a escrever e a investigar.
"É um livro muito complexo com 364 páginas, com 190 exemplos musicais", referiu.
Considerando tratar-se de uma obra "mais direccionada para especialistas".
O autor teve a gentileza de oferecer um exemplar à nossa associação pelo que está ao dispor dos associados, o que publicamente agradecemos.


AML aprova e aclama candidatura do
Fado a Património Imaterial da Humanidade

“Por unanimidade e aclamação – com os deputados municipais todos de pé a aplaudir – foi aprovada dia 01 de Junho pela Assembleia Municipal de Lisboa a proposta da candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade”, assim noticiou o jornal on-line Hardmusica a primeira etapa de um processo que terminará a 31 de Agosto com a entrega de todo o dossiê, em Paris, na sede da UNESCO.
O nosso associado Rui Vieira Nery é um dos comissários científicos da candidatura ao lado de Salwa Castelo Branco e Sara Pereira.
A APAF congratula-se com esta aprovação e reafirma a sua disponibilidade no âmbito desta candidatura, nomeadamente através do Conselho Consultivo do Museu do Fado.
Não podemos deixar de referenciar a notada ausência de artistas ligados ao fado. Foram assim honrosas as poucas presenças que não chegou a dezena e meia, o que é de lamentar.


José Manuel Osório consultor de “Há fado na Mouraria”

O nosso associado é o consultor do concurso “Há fado na Mouraria” e presidirá a todos os júris das diferentes fases.
Dinamizar o bairro lisboeta da Mouraria através do fado é um dos objectivos do concurso para novos letristas e intérpretes de fado.
Da primeira selecção, em Outubro, sairão 30 concorrentes que se dividirão por três eliminatórias, das quais chegarão 12 candidatos à final.
Os vencedores receberão o Prémio Maria Severa e ainda um cheque no valor de mil euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário