terça-feira, setembro 14

Pensar Amália

Livro de Vieira Nery sobre Amália
“Amália Rodrigues que fez uma síntese musical única”, afirmou o nosso associado Rui Vieira Nery, autor do livro “Pensar Amália”, editado em Julho pela Tugaland, em simultâneo com “Amália dos poetas populares aos poetas cultivados”, de Vasco Graça Moura.
Rui Vieira Nery afirmou que procurou “contextualizar” Amália, já que a intérprete “não surge como um extraterrestre”.
“Amália aprendeu com os fadistas que a precederam e sempre o reconheceu, aprendeu com as grandes cantoras espanholas como Império Argentina e Concha Piquer, e outros, e antes de todos com a sua mãe que lhe cantava melodias da Beira Baixa como ela sempre referiu”, disse o musicólogo.
Para Nery, na história do fado “há um antes e um depois de Amália”. “Amália continuou a tradição do fado, e também a das marchas populares, assim como de canções populares internacionais como a copla espanhola, as rancheras mexicanas, ou a canção romântica francesa”. “Construiu ela própria uma síntese muito própria e única”, rematou.

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