domingo, novembro 27

PORTUGAL E O FADO ESTÃO DE PARABÉNS

A Associação Portuguesa dos Amigos do Fado (APAF) congratula-se com a inscrição do Fado na lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade, decidida em Bali, estando de parabéns todos os que contribuiram para esta distinção.
As futuras gerações irão, certamente, continuar a defender e a acarinhar este legado. Não só quem o Fado canta, mas todos aqueles que o sentem.
O Fado será um laço mais forte de união entre todos os portugueses, e assim iremos continuar a merecer esta distinção que é uma mais valia não só para o Fado, mas também para Portugal e a Cultura potuguesa.
Esta distinção responsabiliza-nos não só do ponto de vista patrimonial, um maior cuidado com os arquivos e maior preservação de uma memória que foi durante décadas essencialmente popular, como de dignificação por quem o canta, compõe e o faz todos os dias, incluindo as casas de Fado que continuam a ser um cartaz para quem nos visita.Neste sentido, e de acordo com os princípios instituidores da APAF, esperamos que se possa dinamizar mais os estudos sobre o Fado e divulgar o seu património cultural.
O Fado faz parte da nossa Cultura, está nas nossas raízes populares, e de uma forma espantosa tem sido capaz de transmitir emoções e sentimentos, mesmo a quem não entende a nossa língua.

A Direcção

Sem comentários:

Enviar um comentário