segunda-feira, maio 19

VINTE ANOS



Celebração do 20.º aniversário da APAF
A Associação Portuguesa dos Amigos do Fado inicia este mês com um jantar-palestra o ciclo de celebrações dos 20 anos da nossa fundação que se prolonga até 2015, e para qual estão previstas diversas iniciativas, assim como agradecemos todas as sugestões que nos possam enviar.
Assim, no próximo dia 28 de Maio às 21:00 realiza-se no restaurante Fado Maior, que já nos tem acolhido noutras iniciativas, um jantar-palestra com o distinto catedrático Miguel Angel Vera, seguindo-se fados e guitarradas.
Segundo informação disponibilizada pelo nosso associado Daniel Gouveia, Miguel Angel Vera lecciona, entre outras, a cadeira de Cultura Portuguesa na Universidade de Santiago do Chile. Grande amigo de Portugal, para além da actividade docente faz conferências por toda a América-latina sobre temas como Camões, Eça de Queiroz, folclore português, Fado e as suas figuras mais proeminentes.
Como etnomusicólogo, estudou semelhanças entre vários géneros poético-musicais autóctones de cidades portuárias do Atlântico e do Pacífico - tango, bolero, vals porteño, ranchera de Varacruz -, chegando à conclusão – que provou com dados seguros, de que o Fado está na origem desses géneros. Chamou a esta tese “O Género Portuário”.
Difundiu esta sua teoria em 1998 através da Internet, e foi convidado a participar no I Colóquio Internacional de Fado, em 2001.
Miguel Vera tem vindo a ampliar as investigações sobre “O Género Portuário” nos aspectos histórico, musicológico comparado, antropológico, simbólico-cultural, sócio-político, novas tendências, etc..
Como se trata de uma noite festiva a APAF pratica um preço especial para todos os que a constituem e fazem a sua força.



                                  Jantar-Convívio
Ementa


Entradas
Pão, azeitonas, queijo regional e chouriço assado.
Prato
Lombinhos au Madeira com arroz alegre.
Sobremesa
Arroz doce e pudim flan.
Bebidas
Vinho da Casa.

Restaurante Fado Maior - Largo do Peneireiro, 7

Preço: Sócio e acompanhante - 15 euros
Não-sócios - 22,50 euros

Reservas até 24 de maio através dos telefones


                                            213968639 ou 966877327

Sem comentários:

Enviar um comentário