terça-feira, agosto 20

Resposta do Srº Jose Silva Carvalho


Ex.mos Senhores

D. Julieta e Luís de Castro

APAF



Como autor da pequena brochura "A Severa e a Madragoa", executada quando do descerramento da placa evocativa do nascimento de Maria Severa no passado dia 26 de Julho, fui contactado pelo Sr. Luís Monteiro, Presidente da Junta de Freguesia de Santos-o-Velho, que me re-enviou o "e-mail" da Sra. D. Julieta e do Sr. Luís de Castro, em nome da Associação Portuguesa dos Amigos do Fado.

Tenho conhecimento há bastante tempo das certidões de casamento dos pais e de nascimento e óbito de Maria Severa, aliás tornadas públicas por vários olisipógrafos, alguns dos quais nomeados na pequena brochura que citei.

Importa no entanto diferençar o baptismo da mítica fadista no mês de Setembro de 1820 e o local do seu nascimento em Julho do mesmo ano, já que não há quaisquer dúvidas quanto ao local do seu falecimento assim como da sua última morada.

A investigação que fiz não desdiz qualquer documentação oficial conhecida e baseia-se em testemunhos escritos e orais, alguns do tempo da Severa, e na transmissão oral de gerações. Julgo importante alguma prudência nesta temática e, sobretudo, o afastamento de qualquer bairrismo do tipo Mouraria versus Madragoa, pois a emoção certamente que toldará a razão.

Sendo embora fortíssima a probabilidade de Maria Severa ter nascido na antiga Rua da Madragoa (actual Vicente Borga), foi mesmo assim prudente o teor do texto da placa/lápide, como certamente terão reparado.

Não julgo positivo para a história de Lisboa e para a história do fado, a difusão de verdades "falsas" ou no mínimo especulativas.

Esta minha resposta tem igualmente como motivo o respeito que tenho pela APAF, a quem aliás em finais dos anos 90 ofereci com gosto o livro que então escrevi: "Madragoa - sons e arquitecturas". Esse respeito manteve-se, tendo eu nesta pequena brochura sobre a Severa citado até um documento elaborado pela Associação Portuguesa dos Amigos do Fado.

Embora julgue que já tenham lido "A Severa e a Madragoa", se por qualquer motivo não o fizeram, tenho o maior prazer em enviar um exemplar.

Com os melhores cumprimentos e disponível para quaisquer "trocas de impressões",



José Silva Carvalho



Sem comentários:

Enviar um comentário